DOR LOMBAR

 

No que se refere à dor lombar, observa-se que há uma queda na tendência pela aplicação de tratamentos conservadores. A intervenção cirúrgica é raramente efetuada e pode causar uma incapacidade ainda maior. Medicamentos nem sempre proporcionam os resultados esperados, sendo que os fármacos utilizados nos casos de lombalgia não estão isentos de provocar reações indesejáveis.

 

A maioria dos estudos demonstra que, em curto e médio prazo, a técnica de acupuntura é benéfica, com resultados superiores aos dos procedimentos-padrão. No tratamento da dor lombar causada por hérnia discal, a acupuntura tem apresentado resultados positivos, visto que o seu efeito parece estar relacionado à liberação de vários neurotransmissores que, no que lhe concerne, inibem ou excitam as sinapses, proporcionando significante melhora dos sintomas apresentados, em curto espaço de tempo.

 

O tratamento da dor nas costas é baseado na distinção entre casos agudos e crónicos, essencial a identificação dos canais envolvidos e a aplicação da técnica correta de inserção de agulhas.

 

A técnica da acupuntura acumula um grande conhecimento para o alívio de dores em diversas condições patológicas, por vias não opioides e opioides, demonstrando que a estimulação provocada com a inserção de agulhas ativa o sistema modulador da dor pela hiperestimulação das terminações nervosas de fibras mielínicas A-δ, responsáveis pela condução de estímulos aos centros medulares e encefálicos e ao eixo hipotalâmico-hipofisário. Na medula espinhal, a modulação dos estímulos nociceptivos ocorre por inibição pré-sináptica, devido à liberação de encefalinas e dimorfinas. No mesencéfalo, a ação das encefalinas e a ativação no sistema nervoso central de modulação da dor resultam na liberação de serotonina e norepinefrina nos sistemas descendentes. Com o estímulo da acupuntura, o eixo hipotalâmico-hipofisário libera ß-endorfinas na circulação sistémica e no líquor e, em paralelo, o hormônio adrenocorticotrófico, induzindo a liberação de cortisol, com efeito, anti-inflamatório. O núcleo hipotalâmico supraóptico possui um papel sumário na analgesia pelo estímulo da acupuntura, pois promove a secreção de arginina vasopressina e ocitocina, que aumentam o limiar da dor.

 

As sessões devem ser com regularidade para obtenção de resultados rápidos e eficazes. As agulhas são descartáveis não utilizamos material reutilizável. Cada sessão tem em média a duração de 1 h. Neste tratamento poderão ainda ser aplicadas outras técnicas da Medicina Tradicional chinesa como, moshabustão, ventosaterpia, massagem, entre outras.